Você sabia que é possível fazer seus próprios joysticks?
Pois é, além da aviação eu também gosto de eletrônica e eu fiz meu primeiro joystick com 14 anos.
E até que ficou legal...dá uma olhada:
Na época eu ainda não conhecia a famosa plaquinha do Arduino.
Esse projeto usava a porta DB15 do computador e tinha 6 potenciômetros: 2 para o manche, 1 para potência, 1 para passo de hélice, 1 para mistura de combustível e o último para os pedais de leme.
Consegui essas manetes em uma oficina de reparo de aeronaves aqui em Londrina. Elas são manetes originais da Cessna!
Ao todo gastei 4 meses fazendo ele......
Pra ficar mais legal, dentro tinha um teclado que eu abri e soldei os fios na parte de trás das teclas para enviar os comandos de flapes, trem de pouso, luzes e etc ao computador. Nesse tempos os teclados ainda tinhas as teclas soldadas em uma placa.....bem diferente das películas de hoje....
E sabe, esse joystick ajudou muito na minha preparação para o curso de piloto de avião. Nele eu podia treinar todos os procedimentos básicos e de emergência.
Durante o curso de piloto eu revisava os meus voos nele para reforçar o que havia sido aprendido.
Ah, esqueci de falar....eu usava o Microsoft Flight Simulator 98. Bem diferente do que temos hoje, mas já era muito bom!
E você, usa joysticks e simuladores de voo? Comenta aqui embaixo se você é piloto real ou virtual...ou ambos hehehheh
Até a proxima!

0 Comentários